Ferro alto na água? Não a minha água está cristalina! Não faz sentido Luiz, se eu tivesse ferro, a água estaria amarelada, alaranjada, marrom, … Não tem ferro alto na minha água.
Mas e as taxas de corrosão como estão? Vocês tiveram furos em algum equipamento nos últimos meses?
– Eis que veio a resposta, sim disse ele, a cada 04 meses estamos perdendo um trocador de placa!
Nesse momento parei, respirei e pensei: Se está furando, está perdendo massa, e se está perdendo massa, como ele não está sentindo isso na análise de ferro?
Decidi ir ao laboratório par ver como era feita a análise. Confesso que este momento é tenso, todo analista fica tentando me mostrar como está tudo certo e perfeito e eu estou lá para buscar a conformidade ou a não conformidade.
Sim a análise estava sendo realizada de maneira muito cuidadosa, mas tratava-se de uma análise de ferro solúvel!! Sim! Solúvel!
Mas o que isso significa? Significa que a maior parcela de ferro naquele caso estava como insolúvel e não estava sendo capturada na análise!
Pode parecer não relevante, mas vamos fazer uma conta?
A análise do laboratório mostrava um teor de ferro (solúvel) de 0,58 ppm como Fe.
Minha análise de ferro total encontrou 12,2 ppm como Fe.
O volume do sistema era de 16 m³ com metalurgia de aço carbono e cobre.
A massa de ferro perdida no primeiro cenário foi de 9,28 gramas de ferro, ao passo que no segundo cenário a perda foi de 195,2 gramas de Ferro ou em 04 meses (considerando esta mesma taxa de perda de material), uma massa de 780,8 gramas!!
Sim uma massa de quase 01 quilograma foi perdida!
É por isso que sempre digo e parece chato as vezes… Se você não mede, você não controla, e se não controla não gerencia!
Como você gerencia os seus sistemas? Deixem seus comentários!